BANCO CENTRAL ANUNCIA FIM DO CICLO DE ALTA DOS JUROS NO BRASIL
O Banco Central (BC) confirmou nesta terça-feira (24), por meio da ata da última reunião do Comitê de Política Monetária (Copom), que vai interromper o ciclo de aumento da taxa básica de juros (Selic), adotado nos últimos meses para conter a inflação.
Na semana passada, o Copom elevou a Selic de 14,75% para 15% ao ano, marcando o sétimo aumento consecutivo. Com isso, os juros chegaram ao maior patamar em duas décadas. A Selic é a principal ferramenta do BC para controlar a inflação, cujos efeitos são mais sentidos pela população de baixa renda.
Segundo o comunicado, "o Comitê antecipa uma interrupção no ciclo de elevação de juros para avaliar os impactos acumulados da política monetária que ainda estão por se materializar".
Sobre o cenário internacional, especialmente a guerra no Oriente Médio, o BC destacou que ainda é cedo para mensurar os efeitos sobre a economia brasileira. A instituição afirmou que o país parece, por um lado, menos afetado por tarifas recentes do que outras nações, mas, por outro, sente os impactos de um ambiente global mais incerto.
“O conflito geopolítico no Oriente Médio e seus possíveis reflexos no mercado de petróleo aumentam a incerteza em relação ao cenário externo. Essa conjuntura já tem influenciado decisões de consumo e investimento”, concluiu o BC.