O governo brasileiro condenou neste domingo (22) o ataque realizado pelos Estados Unidos contra instalações nucleares no Irã. Em nota oficial, o Ministério das Relações Exteriores declarou que a ação representou uma violação da soberania iraniana e do direito internacional.
“O governo brasileiro expressa grave preocupação com a escalada militar no Oriente Médio e condena com veemência, nesse contexto, ataques militares de Israel e, mais recentemente, dos Estados Unidos, contra instalações nucleares, em violação da soberania do Irã e do direito internacional”, afirmou o Itamaraty.
A chancelaria brasileira reiterou o compromisso histórico do país com o uso exclusivamente pacífico da energia nuclear e rejeitou qualquer forma de proliferação nuclear — especialmente em regiões marcadas por instabilidade geopolítica, como o Oriente Médio.
O comunicado também defendeu uma saída diplomática para o conflito entre Israel e Irã e repudiou os ataques mútuos a áreas densamente povoadas.
“As consequências negativas da atual escalada militar podem gerar danos irreversíveis para a paz e a estabilidade na região e no mundo, além de ameaçar o regime de não proliferação e desarmamento nuclear”, alertou o ministério.
O ataque norte-americano ocorreu na noite de sábado (21), quando o presidente dos EUA, Donald Trump, anunciou que as Forças Armadas haviam conduzido com sucesso uma ofensiva contra as instalações nucleares iranianas de Fordow, Natanz e Isfahan.