Saúde: mais de 1,5 mil faltas a consultas e exames especializados em abril
Pacientes deixaram de comparecer a atendimentos em hospitais e clínicas conveniadas com o Município.
Durante o mês de abril, mais de 1,5 mil pacientes faltaram a consultas e exames especializados agendados em serviços contratados pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS). As ausências ocorreram em atendimentos realizados por hospitais e clínicas parceiras do Município de Caxias do Sul, contratadas para ampliar a oferta de serviços de saúde.
As faltas abrangeram diferentes especialidades e procedimentos, como fisioterapia, cardiologia, neurologia, oftalmologia, dermatologia, traumatologia, ressonância magnética, ecografia, entre outros — muitos deles com alta demanda e tempo de espera elevado.
Segundo levantamento da SMS, o índice de faltas registrado em abril correspondeu a 12% de todos os atendimentos ofertados por meio dos serviços conveniados no período.
Para esses agendamentos, os pacientes são informados com antecedência máxima de 15 dias. As consultas são marcadas pela Secretaria e o paciente retira um comprovante em papel com local e horário na Unidade Básica de Saúde (UBS) de referência.
A SMS reforça que cada ausência compromete a utilização eficiente da rede de saúde, tirando a oportunidade de atendimento de outros pacientes. Além dos serviços conveniados, também foram registradas faltas em consultas nas próprias UBSs e no Centro Especializado de Saúde (CES).